quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Você já ouviu falar de toxina escombroide?





Você ouviu relatos de pessoas que tiveram manifestações clínicas semelhantes à alergia alimentar após consumo de pescado e que depois voltaram a consumir novamente o mesmo alimento e não tiveram nenhuma alteração clínica? Pode ser intoxicação pela toxina escombroide.


Essa toxina é uma aminas biogênica associada à intoxicação alimentar, em especial devido a formação de histamina e também as condições intrínsecas do pescado que favorecem a multiplicação de micro-organismos que são responsáveis pela formação da toxina escombroide. 



O tema de aminas biogênicas no pescado, em especial a toxina escombroide, infelizmente ainda é de desconhecimento por parte de muitos acadêmicos e profissionais das áreas de ciências biológicas e biomédicas, apesar de sua grande importância em diversas áreas do conhecimento humano, por se tratar de uma questão de saúde pública relacionada a alimentos. Parte desse desconhecimento é devido à falta de dados na literatura médica acerca da prevalência e incidência de casos ou da baixa notificação aos serviços de saúde. Mas isso não exclui sua importância em saúde pública.

Assim, com objetivo de divulgar sobre a toxina escombroide eu e a profa. Dra. Kênia Carrijo (Faculdade de Medicina Veterinária/UFU) montamos um portfólio educacional digital. Utilizamos e hospedamos o portfolio na plataforma Glogster. A vantagem do portfolio é permitir reflexão das práticas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem e a organização do conhecimento acerca do tema. Espero que gostem e conheçam um pouco da toxina escombroide.



Veja em: http://immunomoni.edu.glogster.com/toxina-escombroide/

Nenhum comentário:

Postar um comentário