quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Você já ouviu falar de toxina escombroide?





Você ouviu relatos de pessoas que tiveram manifestações clínicas semelhantes à alergia alimentar após consumo de pescado e que depois voltaram a consumir novamente o mesmo alimento e não tiveram nenhuma alteração clínica? Pode ser intoxicação pela toxina escombroide.


Essa toxina é uma aminas biogênica associada à intoxicação alimentar, em especial devido a formação de histamina e também as condições intrínsecas do pescado que favorecem a multiplicação de micro-organismos que são responsáveis pela formação da toxina escombroide. 



O tema de aminas biogênicas no pescado, em especial a toxina escombroide, infelizmente ainda é de desconhecimento por parte de muitos acadêmicos e profissionais das áreas de ciências biológicas e biomédicas, apesar de sua grande importância em diversas áreas do conhecimento humano, por se tratar de uma questão de saúde pública relacionada a alimentos. Parte desse desconhecimento é devido à falta de dados na literatura médica acerca da prevalência e incidência de casos ou da baixa notificação aos serviços de saúde. Mas isso não exclui sua importância em saúde pública.

Assim, com objetivo de divulgar sobre a toxina escombroide eu e a profa. Dra. Kênia Carrijo (Faculdade de Medicina Veterinária/UFU) montamos um portfólio educacional digital. Utilizamos e hospedamos o portfolio na plataforma Glogster. A vantagem do portfolio é permitir reflexão das práticas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem e a organização do conhecimento acerca do tema. Espero que gostem e conheçam um pouco da toxina escombroide.



Veja em: http://immunomoni.edu.glogster.com/toxina-escombroide/

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Portfolio reflexivo sobre desenvolvimento de World Café para gestores do SUS


Olá Pessoal,


Estou retornando ao blog e com muitas novidades. Aos poucos postarei um pouco do que tenho feito na área de educação superior em Imunologia e em divulgação científica. Mas vamos por partes ...

Em janeiro de 2013 iniciei um curso de especialização em EaD na Universidade Aberta do Brasil (UAB) juntamente com a ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública) e a FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz) chamado Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde.

Meu primeiro desafio no encontro presencial em Salvador foi entender o SUS, mas baseando-me em metodologia ativa para a formação de meu conhecimento. Criticamente, montei um portfolio reflexivo sobre o SUS na forma de um Prezi. O processo me ajudou na formação desse conteúdo e deixo aqui para vocês o link do meu portfolio.


Ao voltar para nossas "aldeias" tínhamos o desafio de trabalharmos à distância um relato de prática  fictício, onde deveríamos desenvolver alternativas para que a equipe multidisciplinar de um hospital trabalha-se todas as faces do PNS (Plano Nacional de Saúde). Isso seria seria um grande desafio para os gestores do hospital, uma vez que eles relatam haver resistência de suas equipes em ver não somente a doença, mas o paciente como agente de sua saúde (física, emocional e social). Em minha síntese sugeri o World Café, um metodologia baseada na conversa entre grupos bem diversos em um ambiente aconchegante, buscando principalmente a inteligência coletiva e a participação motivacional de todos na resolução de problemas. O World Café é emocionante! Vale a pena conhecê-lo. Deixo aqui, a minha síntese na forma de um Prezi que montei sobre o World Café proposto para o Nosso Hospital. Espero que gostem e que os motivem a fazer World Cafés em suas aldeias. 

Grande abraço a todos!