terça-feira, 4 de setembro de 2012

Exossomos no leite materno?


Olá Pessoal,

Falando em divulgação científica não podemos deixar de comentar uma palavra um pouco diferente de nosso dicionário diário: Exossomos.



Mas o que serão exossomos? Será que eles estão presentes no leite materno humano? Quais suas funções? A palavra exossomos pode numa primeira leitura causar alguma estranheza ao leitor. Mas aos poucos, técnicos, acadêmicos e leigos estão entrando em contato com artigos científicos que relatam a importância desse componente.

Exossomos são nanovesículas limitadas por uma membrana derivada de endossomos. Uma grande diversidade de células é capaz de secretar essas nanovesículas. Muitos estudos têm demonstrado que elas carregam em seu interior vários componentes com funções imunes importantes, como moléculas do Complexo Principal de Histocompatibilidade, também conhecido como MHC, de classes um e dois, entre muitos outros.

Charlotte Admyre e colaboradores publicaram em 2007 um artigo que demonstra a presença de exossomos no leite materno humano. Em uma análise funcional, os autores observaram que várias moléculas estavam associadas ao exossomos no leite materno e que esses eram capazes de inibir, em cultura de células estimuladas com anti-CD3 a produção da interleucina 2 (IL-2) e de Interferon gama.

Qual o real papel dos exossomos presentes no leite materno humano em relação ao desenvolvimento do organismo do lactente? Ainda não se sabe exatamente suas funções, mas o artigo publicado por Admyre em 2007 é um bom começo para se entender um pouco mais sobre os exossomos. O artigo de Admyre pode ser resumidamente visualizado e ouvido na adaptação feita pelo Imunocast, mais precisamente no episódio 3 da série "A ciência diz" (http://imunocastufu.blogspot.com.br/2012/07/a-ciencia-diz-episodio-3.html.

Abraços e até a próxima