terça-feira, 15 de novembro de 2011

Olá pessoal,
Essa semana, nos dias 16 e 17 de novembro teremos o I° Simpósio de Imunologia Bucal aqui na UFU. Eu e minhas alunas do curso de Enfermagem vamos participar com apresentação de trabalhos e palestra falando de TICs e e-portfolio sobre transcitose de IgA e imunologia do leite materno humano.
Para os interessados estou disponibilizando o link para o e-portfolio referente aos componentes bioativos no leite materno humano
Até a próxima.

Vejam em: e-portfolio dos componentes bioativos do leite materno humano



sábado, 5 de novembro de 2011

Olá pessoal,
Para o II Encontro Regional de Biomedicina que aconteceu de 3 a 5 de novembro de 2011, no Campus Umuarama da UFU, eu e mais 3 alunas de Biomedicina apresentamos um poster mostrando o desenvolvimento de um e-portfolio reflexivo sobre o método científico, levando em consideração o saber discente e o ganho de conhecimento sobre o método científico. 
Utilizamos o Gloster (http://edu.glogster.com/) para a construção do e-portfolio onde disponibilizamos imagens do projeto de percepção da reciclagem de lixo doméstico desenvolvido pelas alunas no último semestre, como fotos da coleta dos dados, imagens do texto corrigido à mão ou no controlar alterações do Word, imagem do panfleto também elaborado pelas alunas ao final do projeto, além de link para arquivo de vídeo no YouTube sobre reciclagem e arquivo de som sobre tabela de dados e questionário. Inclusive, para capturar o som utilizamos um microfone de iPod Touch, convertemos o arquivo para extensão wave e adicionamos no próprio Gloster que permite a inclusão desse tipo de arquivo.  Muitas imagens e figuras divertidas para deixar o e-portfolio bem pessoal também foram adicionadas. Ficou um trabalho visualmente muito bonito e divertido! 
Mas o mais importante foi (pelo que notei) que as alunas se divertiram ao montar o e-portfolio e conheceram uma nova forma de organizar e divulgar seus conhecimentos de forma divertida! Eu, certamente farei outro e mais outro ... !! Também me diverti!
Vejam em (http://portfolioreflexivo.edu.glogster.com/portfolio-reflexivo/) ou aqui e ....


Deixem seus comentários para que possamos melhorar!!     
Até a próxima!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Olá pessoal,
Consegui montar meu prezi! Uma aula de Hipersensibilidade adicionei meus slides convencionais do PowerPoint e tb um vídeo do You tube. Ficou bem dinâmico, legal! 
Mas ainda não sei como enviar para algumas pessoas. Tenho opção de deixar aberto  a todos ou só a alguns. Quando eu resolver isso eu passo a vocês. Caso alguém saiba como fazê-lo pode me ajudar tb. rsrsrsrsr

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Prezi now!!
Pessoal, no Forum internacional de prática docente da UFU vivenciei um tipo de apresentação com um software bem dinâmico: PREZI. Alunos e professores com email institucional tem mais recursos. Vale a pena dar uma olhada no site http://prezi.com/your/. Vou montar uma apresentação e depois deixar disponível para vocês degustarem. Mas ficarei feliz caso vcs façam uma apresentação e nos mostrem todas as ferramentas que conhecem. Eu estou engatinhando no Prezi e estou gostando da liberdade!!
Amanhã conto mais.
Inté!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O sistema complemento e a ligação entre a resposta imune inata e a adaptativa 


Um dos pontos de ligação entre a resposta imune inata e a adaptativa esta exatamente no sistema complemento. Três vias são responsáveis pela ativação da cascata do sistema complemento (via clássica, alternativa e lectínica), associadas à imunidade inata e adaptativa, cada uma com um "gatilho" inicial de ativação. 
Muito se fala que a imunidade inata estimula e influencia a natureza da resposta imune adaptativa. É até fácil pensar nessa influencia em relação à imunidade celular. Mas ai vai uma questão: como a ativação do sistema complemento pode influenciar a amplitude da resposta imune humoral? Simples: através da ligação do fragmento C3d (produto da clivagem de C3b) presente na superfície de uma célula (ou micro-organismo), onde se iniciou a cascata (por uma das 3 vias) e o receptor do tipo 2 do complemento (CR2) na superfície do linfócito B. CR2, também denominado CD21, faz parte do complexo do BCR. Tem o papel de estimular a resposta humoral por reforçar a sinalização promovida pela ligação do BCR ao antígeno, com consequente maior produção de anticorpos específicos a esse Ag. Talvez isso explique a menor participação da imunidade humoral a polissacárides, especialmente em crianças menores de dois anos de idade, uma vez que elas apresentam menor densidade (expressão) e CR2 na superfície dos seus linfócitos B  (Rijkers et al., 1998; Griffioen et al., 1991). 
Finalizando, CR2 tem outros papeis que aqui não abordamos, inclusive é considerado o receptor do vírus Epstein Barr, mas a via de amplificação da imunidade humoral mediada por CR2 é um bom exemplo da interligação e modulação entre imunidade inata e adaptativa. Caso tenha outro exemplo dessa rede imunidade inata e adaptativa deixe aqui seu recado.
Inté!


Agora para pensar:
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta". 
Carl Jung

domingo, 9 de outubro de 2011


Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia.
Paulo Coelho
Começo com essa reflexão trazendo à memória o discutido no I Forum internacional de Prática docente (outubro 2011- UFU) no GT que participei. É importante não formarmos expectativas quanto aos outros e a nós mesmos. O mundo gira, as coisas mudam e a possibilidade de frustrações aumentam quando essas expectativas falham. Aceitemos que somos, e que os outros são imperfeitos em detalhes, mas perfeitos na sua plenitude. Quem sabe assim, saberíamos onde podemos atuar nas nossas imperfeições! E aceitá-las. Nada melhor que um dia após o outro. Essa reflexão vale perfeitamente para a prática docente. Nossos alunos são imperfeitos, assim como nós (docentes) o somos. É importante que eles reconheçam também que somos imperfeitos e por isso mesmo eles têm que ser autônomos na construção de seu conhecimento (entre outros argumentos mais consistentes, é claro). Como professores, podemos somente ensiná-los a abrir o livro. Folheá-lo e lê-lo vai depender do quanto fomos felizes em estimular nossos alunos na busca da autonomia do seu conhecimento. Até a próxima.    

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

I Forum Internacional sobre Prática docente Universitária

Olá caros,
Participei do I Forum internacional sobre prática docente universitária promovido pela PROGRAD, DIREN e DIFDO da Universidade Federal de Uberlândia, agora no início de outubro. Foi uma experiência interessante, para vivenciar os vários recursos utilizados por docentes de várias universidades do Brasil, de Cuba, dos EUA, África do Sul etc. Em alguns dos próximos posts irei comentar essas experiências. No próximo, conversaremos sobre o diário reflexivo. Abraços

Benvenuti!!

Oi gente,
Esse espaço será interessante para trocarmos ideias interessantes de temas interessantes em imunologia e interessantes em didática com pessoas interessantes e não interessantes. Então, se vc é uma pessoa interessante ou não interessante e gosta de coisas interessantes em imunologia e didática deixe seu recado interessante. Assim, antes de tudo aqui é um lugar para gente divertida trocar ideias de coisas sérias!!
Benvenuti!